Preço da gasolina pode disparar e etanol entrar em falta por causa da escassez de álcool anidro

  • rino3

Após vários estudos e avaliações o município de Batayporã foi escolhido para a instalação da Usina Laguna onde se constataram grandes vantagens competitivas, tais como:

Isenção dos impostos PIS e Cofins para combustíveis chegou ao fim na semana passada e os empresários do ramo não ficaram nem um pouco satisteitos. Na época, a medida foi criada para conter as disparadas do preço da gasolina e do diesel aplicadas pela petroleira Petrobras. Agora, surge uma nova preocupação para os empresários: a escassez do álcool anidro. A falta do insumo pode disparar o preço dos combustíveis e causar desabastecimento de etanol nos postos, e no final vai sobrar para o bolso dos brasileiros.

Escassez de álcool anidro pode disparar o preço dos combustíveis, causar desabastecimento de etanol e postos de gasolina devem repassar aumento ao consumidor

O diretor executivo da Associação Brasileira de Revendedores de Combustíveis Independentes e Livres, Rodrigo Zingales, afirma que a escassez do anidro pode ser um reflexo da atuação do mercado, baseada nos interesses das usinas. “Uma usina de açúcar e álcool está capacitada para produzir açúcar, etanol hidratado e, eventualmente, o etanol anidro. O que acontece é: se o preço do açúcar internacional está alto, a usina vai preferir produzir açúcar ao invés de etanol”, analisa.

Alta demanda pelo biocombustível nos EUA pode salvar usinas brasileiras que chegaram a operar em patamares negativos

​Apesar da safra 2021/2022 de cana-de-açúcar do Brasil, que teve início no mês de abril, ser menor do que a anterior, a demanda por etanol no Brasil deve seguir pressionada neste ano de 2021, ainda em decorrência dos isolamentos da pandemia do coronavírus, segundo estimativas da consultoria StoneX. No entanto, com o menor consumo interno e a alta do milho no mercado norte-americano, há oportunidades para exportação do biocombustível brasileiro para os Estados Unidos, atualmente o principal consumidor do mundo de etanol.

De acordo com o parecer de especialistas no assunto, ainda que o mercado acompanhe o novo ciclo, há informação de entrada forte das usinas no mercado futuro a fim de aproveitarem os altos valores praticados.

Fonte: https://clickpetroleoegas.com.br/preco-da-gasolina-dispara-e-etanol-entra-em-falta-por-causa-da-escassez-de-alcool-anidro-nas-usinas-desabastecimento-vai-impactar-ainda-mais-o-bolso-dos-brasileiros/